Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros planeja ações de 2019

“Vocês são o motor da igreja que organiza o amor: Cáritas”, Papa Francisco.

A Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros se reuniu no último sábado (16) para o planejamento das ações de 2019. A atividade contou com a participação de membros da diretoria e de agentes da Cáritas de Montes Claros, além dos integrantes do secretariado regional da entidade, Valquíria Lima e Gerci Junio. O encontro para a construção de Planejamento Operacional Anual faz parte do ciclo de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), que orientará os passos da Cáritas ao longo deste ano.

Os agentes Cáritas iniciaram o dia como uma análise de conjuntura, refletindo sobre como os fatos visíveis, com os quais lidam em sua missão, se situam nas estruturas invisíveis, tais como o modelo capitalista. Ao longo do dia, foram planejadas as ações a serem executadas no ano, as quais integram 4 temáticas prioritárias: Economia Popular Solidária(EPS); Infância, Adolescência e Juventude (IAJ); Convivência com Biomas e Mundo Urbano. A última temática abrange questões de gênero, população em situação de rua e demais violações de direitos, que serão acompanhadas pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-Norte), projeto executado pela Cáritas na região.

Segundo a presidenta da Cáritas Montes Claros, Cida Vieira, “o PMAS foi um momento de aprendizado, troca de saberes, organização e luz para nossa a caminhada. Planejar é abrir caminhos”.

Por Myrlene Pereira, agente da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros