Cáritas Brasileira Regional Minas assume presidência do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária

O Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (CEEPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), elegeu ontem, 16, no Salão de Plenárias da Casa dos Conselhos, em Belo Horizonte, os nomes que farão a gestão do órgão no período de 2017/2018. O CEEPS conta com a participação de seis representantes da sociedade civil – de empreendimentos e de entidades de apoio e fomento à economia popular solidária – e seis do governo.

Em sistema de rodízio, a presidência do Conselho é alternada a cada ano entre as entidades da sociedade civil e o governo. A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais foi eleita para assumir a cadeira para mandato de um ano, atualmente presidida por Antonio Lambertucci, subsecretário de Trabalho e Emprego do Governo de Minas Gerais.

Segundo Samuel da Silva, representante da Cáritas no CEEPS, “o Conselho é uma conquista do movimento, ele foi criado a partir da lei estadual 15028 de 2004 que institui a política estadual de Economia Solidária. O Conselho é de suma importância, já que é um espaço de deliberação da política, controle social e de diálogo com o governo do estado”, explica.

Dentre as prioridades para o próximo ano, Samuel aponta a necessidade de acompanhar e deliberar o orçamento previsto para 2017 para fortalecimento da Economia Popular Solidária no Estado.

Atualmente as seguintes entidades da sociedade civil organizada fazem parte do Conselho:

– RedeSol – Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais;
– REMEEPS – Rede Mineira de Educadores em Economia Popular Solidária;
– Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais;
– COONARTE – Cooperativa de Confecção e Arte;
– NESTH/UFMG – Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano da UFMG;
– Courosin Indústria e Comércio Ltda.