Notícias

Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais realiza planejamento anual

A construção coletiva de um processo que deseja ser sal e luz na vida das pessoas deu o tom da etapa de planejamento do PMAS 2018 (planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização), que aconteceu de 23 a 25 de fevereiro, em Belo Horizonte. O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, representando 13 dioceses da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

Motivados pelo ano nacional do laicato, o PMAS teve a sua mística inicial acolhendo e apresentando os agentes Cáritas que, a partir do chão que pisam, dão sabor e iluminam a missão de construir a sociedade do bem viver.

A análise de conjuntura foi realizada pelo assessor regional Márcio Lima, que trouxe um panorama do atual cenário político, social e econômico brasileiro. Márcio afirma que o país vive um momento particular na história, pois não está operando dentro da normalidade democrática e aponta para a necessidade de dialogar e fortalecer as lideranças. “Existe um campo fértil para o debate, mas precisamos ir ao encontro. É necessário retomar o trabalho de base com reuniões, comitês, produção de materiais, fazer o corpo a corpo na escola, posto de saúde, associação de bairro.”

Na sequência, a convidada Sônia Oliveira, da arquidiocese de Montes Claros, fez uma formação sobre o ano do laicato, refletindo sobre a dimensão pastoral, evangelizadora e missionária que cristãos leigos e leigas, por meio do testemunho, da santidade e da ação transformadora, exercem no mundo e na Igreja.

Os demais dias foram dedicados ao planejamento das atividades que acontecerão durante o ano. Segundo o secretário Regional, Rodrigo Pires, “cada vez mais as dioceses vêm se apropriando da matriz de planejamento e as atividades pensadas para 2018 foram realistas e possíveis de serem executadas.”

A segunda etapa do PMAS está agendada para os dias 27, 28 e 29 de julho deste ano, momento em que os agentes Cáritas farão o monitoramento do planejamento realizado.

O ano nacional do laicato

A Igreja no Brasil celebra, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o Ano Nacional do Laicato, inspirado na temática “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e no lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14).

O Ano do Laicato está sob à luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”. O intuito geral como Igreja é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, assim como aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

O Ano do Leigo pretende dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.