Cáritas Diocesana de Itabira e Cel. Fabriciano realiza encontro para planejar as ações

No último sábado (9), agentes e diretoria da Cáritas se reuniram para o PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização), em Itabira.

A Cáritas Diocesana de Itabira e Coronel Fabriciano se reuniu, no último sábado (9), para a construção do encontro de PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização), na Arpas (Associação Regional das Pastorais Sociais), em João Monlevade. A atividade teve como objetivo o planejamento das ações do ano e contou com a participação da assessora da Cáritas Regional Minas Gerais, Renata Siviero.

O primeiro momento foi de uma experiência orante, trazendo à memória a trajetória das lutas das mulheres, os desafios cotidianos, a necessidade de tecer a esperança em tempos sombrios. Logo após, os participantes discutiram o contexto sociopolítico e cultural em uma análise de conjuntura, destacando as atividades mineradoras, os impactos ambientais na região, os crimes da Vale, a dependência econômica dos municípios, o adoecimento da população, a violência e o feminicídio.

Em seguida, refletiu-se acerca das ações da Cáritas, trazendo à tona as dificuldades encontradas para que os objetivos sejam atingidos em sua plenitude. Este foi um momento de construção coletiva importante para a Cáritas, que é a articuladora e mobilizadora das Pastorais Sociais na Diocese, sendo o fortalecimento e a melhor estruturação destas uma meta abraçada pela entidade.

A Cáritas em sua missão busca a construção solidária da sociedade do Bem Viver, valorizando e apostando em ações locais, comunitárias e territoriais, em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminhem juntas.

Somos Cáritas! Somos Solidariedade e compromisso com a promoção da vida em plenitude!

Por Ana Maria Sena, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Itabira