Cáritas na promoção de uma constelação solidária

Cáritas Diocesana de Araçuaí realiza encontro com diversos setores e organizações sociais para mobilização do Projeto 10 Milhões de Estrelas.

A Cáritas Brasileira quer semear, em todos os lugares, ações e medidas para promover a cultura do encontro, do perdão, da justiça e do respeito mútuo. Para isso, devemos trabalhar pelo bem comum, buscando espaços de paz, diálogo e cooperação entre todos e todas.

Inspirados por esta reflexão, a Cáritas Diocesana de Araçuaí animou a realização do primeiro encontro para mobilização e engajamento no Projeto 10 Milhões de Estrelas, durante a manhã do dia 7, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Participaram do encontro a Associação Comercial e Industrial de Araçuaí (ACIA), a Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, o Colégio Nazareth, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, de Coronel Murta, de Francisco Badaró e de Jenipapo de Minas, os Vicentinos e o senhor Geraldo Silva, organizações e setores sociais cujo compromisso permanente é a cultura da paz e da solidariedade.

O gesto concreto de aquisição das velas para serem acesas na noite de Natal ou em outros momentos de oração, reflete o desejo por um mundo mais justo, solidário e iluminado pela paz, construída coletivamente.

A Cáritas Diocesana de Araçuaí agradece a presença de todos que participaram da atividade e se comprometeram com a promoção de um Ato Cristão pela Paz, a ser realizado no dia 9 de dezembro.

Projeto 10 Milhões de Estrelas

As estrelas sempre encantaram a humanidade e estão presentes na espiritualidade de povos, denominações religiosas e Igrejas. Inspirada nesse encantamento pelos caminhos que esses astros luminosos nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 Milhões de Estrelas. A paz é o tema e compromisso permanente do projeto. A cada ano, no entanto, assumimos novos enfoques sociais para que essa iniciativa promova concretamente a paz e nos irmane no compromisso com os empobrecidos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida. Neste processo de construção coletiva esperamos que o projeto favoreça a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Assista AQUI vídeo sobre o projeto 10 Milhões de Estrelas.

Saiba AQUI mais informações sobre o projeto e participe!

Por Diêgo Alves, comunicador popular da Cáritas Diocesana de Araçuaí