Notícias

Centro de Referência em Direitos Humanos do Norte de Minas

Serviço em defesa dos direitos humanos está em funcionamento desde o início do ano para atuar nos 86 municípios que compõem o Norte de Minas.

O Norte de Minas já pode contar com mais um serviço em defesa dos direitos humanos das pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão social. O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH Norte) está em funcionamento desde o início desse ano, em Montes Claros, para atuar nos 86 municípios que compõem a região.

Equipe do CRDH Norte participa de audiência pública sobre as pessoas em situação de rua, realizada no dia 11, na Câmara dos Vereadores de Montes Claros.

O CRDH Norte atua na promoção e proteção dos direitos humanos, através da construção de estratégias que fortaleçam a participação social e combatam as violações de direitos. O Centro busca assegurar o acesso à justiça para além do acesso ao judiciário, possibilitando formação e produção de conhecimentos acerca dos direitos dos povos atendidos.

A coordenadora do CRDH Norte, Júlia Veloso, destaca que o Centro é uma iniciativa inovadora no Norte de Minas, já que a região nunca teve um serviço como esse. “Essa é uma região com um histórico de violações de direitos, principalmente ligado às disputas pela terra e pela água. Temos muitos conflitos agrários, o coronelismo já causou muitas mortes, muita violência e, consequentemente, violações de direitos humanos”, ressalta.

O Centro atende as questões relacionadas às violações de direitos dos povos e comunidades tradicionais; da juventude, crianças e adolescentes; da população carcerária e LGBTQ; a questões de gênero. O serviço tem priorizado as demandas de violações coletivas, sendo as individuais acolhidas e encaminhadas para os equipamentos e políticas públicas existentes. “O objetivo é de que não haja sombreamento sobre políticas públicas e outros equipamentos que estão em funcionamento. Buscamos fortalecer aquilo que já existe e nosso trabalho vai de encontro ao fortalecimento de políticas públicas e dos conselhos participativos”, explica Júlia.

O CRDH tem uma equipe formada por 1 coordenadora, 1 assessora jurídica, 2 educadoras sociais, sendo uma com formação em psicologia e a outra em serviço social, 2 agentes de ação social, 1 assistente administrativo e 1 auxiliar administrativo. O serviço é fruto de uma parceira da Cáritas Regional Minas Gerais com o governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), e conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros.

Você ou seu grupo podem acionar o CRDH Norte que está localizado na Rua Juca Prates, n. 1100, Morrinhos, Montes Claros (MG), ou pelo e-mail crdhcaritas.norte@gmail.com 

Acompanhe as atividades do CRDH Norte pelas redes sociais da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros.

Foto: CRDH Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.