Convivência com o Semiárido é tema de Encontro Estadual da ASA Minas

Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas) realiza seu Encontro Estadual em comemoração aos 20 anos de atuação, entre os dias 21 e 23 de agosto, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Nos dias 21 a 23 de agosto, será realizado o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas), em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha. O encontro reunirá mais de 100 agricultoras e agricultores do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, além dos parceiros e das organizações que fazem parte da rede.

O Encontro marca os 20 anos de construção de estratégias de convivência com o semiárido e pauta importantes debates no campo da soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação no campo, acesso ao mercado, garantia da agrobiodiversidade e respeito às comunidades tradicionais.

A programação ainda conta com debates sobre a conjuntura e políticas públicas de convivência com o semiárido, com a participação de gestores públicos, e também com visitas às experiências, que refletem as transformações que os programas da ASA trouxeram para a vida de milhares de famílias do campo.

Nesses 20 anos de trajetória, muitas mãos vêm construindo a Articulação no Semiárido Mineiro. Através da união de organizações e movimentos e a participação popular que têm se descontruído a narrativa de combate à seca, que por muitos anos levou milhares de famílias a deixar suas terras por acreditar que não era possível conviver com o clima e que o Semiárido é local inabitável. Hoje, a realidade é outra e cada vez mais se afirma: “É no Semiárido que a vida pulsa, é no Semiárido que o povo resiste”.

ASA Minas

A Articulação no Semiárido Mineiro é uma rede integrante da ASA Brasil. Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres, pastorais e organismos sociais, entre outros movimentos da sociedade civil organizada, a ASA visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de suas populações.

A ASA Minas vem promovendo o acesso à água para consumo e produção através das tecnologias sociais de captação de água de chuva, desenvolvendo ações e estratégias de fortalecimento do protagonismo social das agricultoras e agricultores familiares, além de estimular a autonomia das famílias e a produção agroecológica no semiárido.

Confira a programação completa:

Fonte: ASA Minas