Direitos das populações atingidas pela mineração

Oficina sobre direitos e processos relativos à reparação integral de comunidades atingidas pela mineração é realizada em Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais.

As comunidades rurais do município de Riacho dos Machados participaram de oficina sobre os direitos dos atingidos pela mineração, no dia 12 de agosto. A atividade teve o objetivo de orientar e capacitar os moradores das comunidades atingidas sobre os direitos e os processos relativos à reparação integral, diante de danos socioambientais, para a garantia da participação popular. A oficina contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas, dentre moradores das comunidades de Piranga, Ouro Fino, Mumbuca, Ribeirão e Catanduvas, além de representantes das organizações parceiras.

Essas comunidades rurais vêm sendo acompanhadas pelo Centro de Referências em Direitos Humanos do Norte de Minas (CRDH Norte) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) por apresentarem violações de direitos relativas ao processo de extração de ouro na região. Da forma como vem sendo realizada, a extração minerária tem gerado diversos danos e violações de direitos relacionados à saúde dos moradores das comunidades, bem como ao meio ambiente e à organização e reprodução social e econômica das famílias.

A oficina foi realizada pelo CRDH Norte, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, a CPT, o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o mandato da deputada estadual Leninha (PT-MG).

Por Bárbara Veloso Martins, agente de ação social do CRDH Norte.