Notícias

Encontro Estadual de Economia Popular Solidária

Atividade reunirá cerca de 300 participantes, entre representantes dos fóruns regionais e de grupos de EPS, gestores públicos, entidades de apoio e de fomento, nos dias 4 a 6 de julho, em Belo Horizonte.

A Economia Popular Solidária (EPS) em Minas Gerais estará reunida para debater políticas públicas de fortalecimento do setor. Com o tema “Diálogos para fortalecer a Democracia, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social”, o Encontro Estadual de Economia Popular Solidária será realizado nos dias 4 a 6 de julho, em Belo Horizonte. A atividade contará com a presença de 300 participantes, entre eles, representantes dos fóruns regionais e de grupos de EPS, gestores públicos, entidades de apoio e de fomento.

O encontro é organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), em parceria com o Conselho Estadual de Economia Popular Solidária. O assessor da Cáritas Regional Minas Gerais, Samuel da Silva, é o atual presidente do Conselho enquanto representante da sociedade civil.

Saiba AQUI mais informações ou pelo telefone (31) 3916-9095.

PROGRAMAÇÃO: I Encontro Mineiro da Economia Popular Solidária: Diálogos para fortalecer a Democracia, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social

Dia 04 de julho de 2018

– 09h00min – Abertura do encontro
– 10h00min às 10h30min – Intervenção Cultural – Homenagem a Paul Singer.
– 10h30min às 12h00min – Painel Temático: Economia Popular Solidária: possibilidades e desafios de inclusão socioprodutiva em Minas Gerais.
*Ementa: o painel abordará sobre as ações socioprodutivas implementadas em Minas Gerais, do ponto de vista da gestão da política pública destacando as possibilidades e desafios nos últimos anos.
– 12h00min às 12h45min: Interlocução com os participantes
– 12h45min às 14h00min: Almoço
– 14h00min às 16h00min: Painel Temático: As formas de organização da Economia Popular Solidária: trajetórias e rumos.
*Ementa: o painel apresentará as diversas formas de organização da Economia Popular Solidária, sua estrutura, objetivos e funções. Pretende também disseminar conhecimentos, orientações e abrangência do Marco Legal e o papel do legislativo no fortalecimento da Economia Popular Solidária além de intercambiar metodologias das incubadoras. Todas essas discussões serão tratadas sob a perspectiva do Plano Estadual de Economia Popular.
– 16h00min às 16h45min: Interlocução com os participantes
– 17h00min: Encerramento e café.

Dia 05 de julho de 2018

– 09h00min às 12h00min: Plenárias simultâneas
1. Plenária: Democracia participativa e o fortalecimento do controle social: uma agenda necessária.
2.  Plenária: Fomento a gestão municipal da Economia Popular Solidária: potencialidades e propostas para os próximos anos.
3. Plenária: Políticas de financiamento e crédito para a Economia Popular Solidária.
* O participante deverá indicar, no momento da inscrição qual plenária deseja participar.
– 12h00min às 14h00min: Almoço.
– 14h00min às 16h45min: Painel Temático: Diálogos para fortalecer a Democracia, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social.
*Ementa: promover o alinhamento das principais reflexões das plenárias simultâneas temáticas para conhecimento de todos os participantes, bem como fazer os apontamentos de possíveis trilhas para a Economia Popular Solidária, fortalecendo a Rede de Cooperação em justaposição aos temas debatidos no evento.
– 16h45min às 17h00min: Encerramento e café.

Dia 06 de julho de 2018

– 09h00min às 12h00min: Espaço Existir, Lutar, Resistir e Transformar: esse espaço é um momento cultural, interativo, com roca de experiências para mostrar as diversas formas, cheiros, sons e cores as ações e características das regiões mineiras na implementação da Economia Popular Solidária e no fortalecimento da Rede de Cooperação. A Mostra afirma a existência, as lutas e a resistência que outra economia fundada em valores éticos políticos e na defesa da vida, é possível.
– 12h00min às 14h00min: Almoço e encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.