Notícias

Montes Claros no caminho para a coleta seletiva de materiais recicláveis

Com a proposta de ser um empreendimento solidário, o Galpão Reciclagem Amor e Vida será inaugurado no dia 24 de agosto, com a inclusão de catadores e pessoas em situação de rua no projeto.

Construção do galpão.

Montes Claros dará um passo importante para a coleta seletiva de materiais recicláveis no município. No dia 24 de agosto, será inaugurado o Galpão Reciclagem Amor e Vida em um evento que contará com barraquinhas beneficentes e comidas típicas. O galpão tem a proposta de ser um empreendimento solidário que terá a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e de pessoas em situação de rua da cidade.

Segundo pastor Josmar Xavier dos Santos, o galpão de reciclagem tem o objetivo de proporcionar dignidade e emancipação de pessoas em situação de rua, catadoras e catadores, bem como o recurso para manter o acolhimento dessas pessoas.

Com gestão colaborativa, o galpão é executado pela Casa de Acolhimento Amor & Vida, em parceria com o Ministério Público, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Cáritas e Arquidiocese de Montes Claros, empresários locais, entre outros parceiros.

O promotor do Ministério Público de Defesa do Meio Ambiente, Dr. Paulo César Vicente de Lima, acredita que o empreendimento é um primeiro passo para a implementação da coleta seletiva com inclusão sócio produtiva dos catadores. Ele conta que a expectativa é que os catadores em situação de rua possam ter uma porta de entrada para uma vida mais digna através do galpão. O promotor ressalta ainda que, a princípio, o galpão atenderá os catadores em situação de rua, mas o município deve buscar novas estratégias para que o serviço público da coleta seletiva abranja, não somente a região central, mas todo o território municipal, fomentando a criação de novas organizações de catadores.

Amor e vida

Reunião de representantes de organizações e voluntários que apoiam a inauguração do galpão.

Embora seja construído por muitas mãos, o galpão de reciclagem é uma iniciativa da Casa de Acolhimento Amor & Vida, instituição que acolhe pessoas em situação de rua em Montes Claros, proporcionando moradia, alimentação, banho, oficinas e cursos profissionalizantes, assistência médica e psicossocial para que sejam protagonistas de suas próprias vidas. Além do encaminhamento desta população para o acesso às políticas públicas.

A Casa iniciou seus trabalhos na cidade em 2013, através do pastor Josmar Xavier, e, em 2017, com assessoria de vários profissionais se registrou e compôs seu estatuto em assembleia. No início, uma das formas de manter o projeto era através da venda de materiais recicláveis coletados pelas pessoas acolhidas e pelo pr. Josmar. Assim, surgiu a proposta de abrir o galpão de reciclagem como forma de sustentabilidade do projeto.

Com o foco das ações na garantia da convivência comunitária, a Casa de Acolhimento Amor & Vida busca potencializar e fortalecer a autonomia e as formas dignas de vida das pessoas em situação de rua. Em toda sua trajetória, a instituição vem se mantendo com doações particulares e institucionais, aceitando doações de alimentos, móveis, dinheiro, material de higiene, entre outros.

Por Felipe Soares, comunicador popular da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.