Notícias

Rede Cáritas mineira se reúne para monitorar as ações

Agentes das Cáritas de todo o estado se encontram nos dias 27 a 29 de julho, em Belo Horizonte. As atividades de formação, no dia 27, serão transmitidas ao vivo pela internet.

A rede Cáritas em Minas Gerais se reúne em Belo Horizonte para reunião de monitoramento das ações no estado. Cerca de 60 agentes e membros das coordenações das 19 entidades-membro mineiras e do secretariado regional se encontram entre os dias 27 a 29 de julho. Anualmente, a Cáritas se reúne no início do ano para planejar, no final do primeiro semestre para monitorar e no fim do ano para avaliar suas ações.

O encontro de monitoramento contará com a participação do assessor e membro da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira, Fernando Zambam, e da integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Bernadete Esperança, que irão contribuir com uma análise de conjuntura, no dia 27, às 10h. No mesmo dia, às 14h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e responsável pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, promoverá um momento de formação sobre a Jornada Mundial dos Pobres. As duas atividades terão transmissão ao vivo pelo facebook da Cáritas Regional Minas Gerais.

Acompanhe AQUI a análise de conjuntura e a formação sobre a Jornada Mundial dos Pobres, no dia 27 de julho.

Para o secretário da Cáritas Regional Minas, Rodrigo Pires, o momento é de olhar para o que foi planejado, discutir onde se avançou e quais os acúmulos para a rede no estado e avaliar o que não foi feito, mas ainda será realizado. “Esse é um momento especial em que vamos discutir a Jornada Mundial dos Pobres. Teremos a presença de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda e vamos refletir mais sobre como podemos tocar o coração das pessoas para ajudar a quem necessita”, afirma Rodrigo.

A Jornada Mundial dos Pobres é uma iniciativa concreta do Papa Francisco para toda a Igreja e para todas as pessoas comprometidas com o bem comum e a justiça social. Essa iniciativa é animada e coordenada pela Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira. Com o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, a Jornada teve sua primeira edição em novembro de 2017.

Esse ano, a Cáritas Brasileira propõe a realização da Jornada durante uma semana de mobilizações, dos dias 12 a 19 de novembro, que será marcada por encontros positivos com os empobrecidos e empobrecidas do país.

Leia AQUI a mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial dos Pobres 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.