Notícias

Semana de Formação e Intercâmbio reflete ações e projetos do MAGRE

Teve início na terça-feira (27) a Semana de Formação e intercâmbio, uma inciativa da área de atuação do MAGRE (Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências, da Cáritas Brasileira. O encontro acontece em Leopoldina (MG) e segue até sexta-feira (30).

Entre os objetivos, o grupo se propõe a revisitar a caminhada, bendizendo pelos frutos, além de pensar e iluminar as práticas já existentes ou planejadas a partir da perspectiva do que nos indica a conjuntura política e econômica do país.

Agentes Cáritas de todo Brasil estão aprofundado a compreensão a respeito dos fatores de risco e a respeito dos desastres, duas situações que se configuram como problema permanente agravado especialmente onde a população se encontra em condição de vulnerabilidade social.

A perspectiva da cultura Bem Viver teve destaque durante o encontro, para Joseanair Hemes, da Cáritas Paraná: “O bem viver é um projeto dos povos e não existe na individualidade. As dimensões da ancestralidade, do território e da natureza são indissociáveis”, afirmou. 

Jacira Dias Ruiz, agente Cáritas do Rio Grande do Sul apontou as questões políticas que incidem no aumento do número de pessoas que vivem, por exemplo, em áreas de risco: “O desastre só é provocado pela ausência ou ineficiência de políticas públicas, é uma construção social que tem recorte a partir da etnia, cor, gênero e classe social. O contraponto é lutar por justiça social e ambiental, lutar pelos direitos humanos e da natureza e lutar pelo direito dos afetados e afetadas”, completou.

Colaboração: Francielle Oliveira, Comunicadora Popular – Regional Minas Gerais

Fonte: http://caritas.org.br/semana-de-formacao-e-intercambio-reflete-acoes-e-projetos-do-magre/36666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.