Notícias

I Seminário de Articulação em Direitos Humanos do Norte de Minas

Centro de Referência em Direitos Humanos do Norte de Minas – CRDH Norte, realiza evento para articulação de parceiros em torno da defesa e promoção dos direitos humanos na região, nos dias 3 e 4 de maio, em Montes Claros.

O Centro de Referências em Direitos Humanos do Norte de Minas (CRDH Norte) promove o I Seminário de Articulação em Direitos Humanos da região, nos dias 3 e 4 de maio, em Montes Claros. Com o tema “Direitos humanos e sociedade do Bem Viver: desafios e perspectivas”, o seminário tem por objetivo criar um espaço para congregar os atores da luta por direitos humanos no Norte de Minas, bem como articular a rede parceira que atua na área para um diálogo sobre os desafios enfrentados e as perspectivas.

No dia 3 de maio, será realizada uma solenidade de abertura na Câmara Municipal, aberta ao público, com início às 19h. A mesa de honra da solenidade terá a participação da defensora pública estadual lotada na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Dra. Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, e do procurador de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Afonso Henrique de Miranda. Participam também da mesa o Dr. Marconi Hudson Meira Bezerra, promotor de justiça da 11ª Promotoria de Justiça de Montes Claros – Curadora dos Direitos Humanos, além de representantes da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas em situação de rua.

A atividade do dia 4 de maio tem vagas limitadas e será voltada para troca de experiências e aproximação institucional entre as entidades e comunidades parceiras. Durante a atividade, será realizada uma análise de conjuntura coletiva com o tema norteador “Direitos humanos e sociedade do Bem Viver no contexto norte mineiro: desafios e perspectivas”.

A coordenadora do CRDH Norte, Júlia Veloso, espera a participação de um público diversificado na atividade. “Além dos representantes de órgãos públicos e organizações sociais, contaremos com a participação de representantes do público alvo atendido pelo CRDH Norte: população em situação de rua, catadores e catadoras de materiais recicláveis, coletivo de mulheres, juventude, LGBTQ+, indígenas, quilombolas, vazanteiros, veredeiros, geraizeiros, entre outros”, explica. Ela também conta com a presença de estudantes e pessoas da sociedade civil que se interessam pela temática.

O I Seminário de Articulação em Direitos Humanos do Norte de Minas é realizado pelo CRDH Norte, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros e com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. Saiba AQUI mais sobre a atividade.

Para participar do primeiro dia do seminário é preciso fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/Do5ZPWWGDwpdjxiS7. Será disponibilizada a emissão de certificado eletrônico de participação.

Mais informações pelos telefones (38) 99725-3694 / (38) 99725-3924 ou pelo email crdhcaritas.norte@gmail.com.

CRDH Norte

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH Norte) está em funcionamento desde o início desse ano, em Montes Claros, para atuar nos 86 municípios que compõem a região. O Centro atua na promoção e proteção dos direitos humanos, através da construção de estratégias que fortaleçam a participação social e combatam as violações de direitos. O Centro busca assegurar o acesso à justiça para além do acesso ao judiciário, possibilitando formação e produção de conhecimentos acerca dos direitos dos povos atendidos. O serviço é fruto de uma parceria da Cáritas Regional Minas Gerais com o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), e conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.