Notícias

Seminário discute as perspectivas do semiárido brasileiro

Evento reúne movimentos e organizações sociais do semiárido brasileiro para traçar um Plano Nacional de Política para a região, nos dias 26 e 27 de abril, na Paraíba.

Integrantes de organizações e movimentos sociais do semiárido brasileiro participaram do seminário “As perspectivas do Semiárido Brasileiro no Contexto Geo Político Mundial”, realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Santuário de Padre Ibiapina, em Arara, na Paraíba. A atividade teve como objetivo construir um Plano Nacional de Política para o Semiárido, na perspectiva do projeto popular para o Brasil.

Durante o seminário, foi apresentado o Plano Nacional da Frente Brasil Popular (FBP) por Ronaldo Pagoto, representante da FBP. As diversas organizações e movimentos presentes se concentraram na construção de um Plano Nacional de estratégias políticas para o semiárido, levando em conta os processos de convivência com as especificidades deste território, historicamente marcado por políticas descontextualizadas.

Convocado pela Frente Brasil Popular, o seminário contou com a participação de representantes de universidades do semiárido nordestino, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Levante Popular da Juventude e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) também esteve presente, bem como organizações que compõem as articulações estaduais da ASA Brasil, entre elas, a Cáritas Diocesana de Almenara, que tem atuação na região do Baixo Vale do Jequitinhonha.

Por Maria Afonso de Oliveira, agente da Cáritas Diocesana de Almenara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.