Notícias

XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

Diocese de Luz recebe a XXI Romaria no dia 16 de setembro, em Lagoa da Prata.

No dia 16 de setembro, a diocese de Luz recebe a XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, que tem como tema “Das nascentes do São Francisco  às Terras da Justiça” e lema “Cuidando da Mãe TERRA e da Irmã ÁGUA”. A Romaria acontece na cidade de Lagoa da Prata, com início às 8h, na Igreja de São Francisco, seguindo em caminhada até a Praça dos Trabalhadores, ao lado da lagoa-praia da cidade, terminando por volta das 14h.

A XXI Romaria traz como enfoque central a importância de se buscar uma nova relação com a natureza, baseada no cuidado e em uma convivência em que o ser humano seja parte integrante dela. Ela propõe o aprendizado com as comunidades tradicionais e seus modos de vida, baseados numa relação de cuidado com a Mãe Terra e a Irmã Água. Em especial, com os povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais na região do Centro Oeste de Minas, construindo coletivamente caminhos para que estes saberes sejam partilhados com outras comunidades, pastorais e movimentos sociais, organizações públicas e privadas do estado.

Visando a preservação do Rio São Francisco e seus afluentes, a XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais denuncia todas as formas de violência existentes na vida dos povos do campo e da cidade, bem como a destruição da terra e a poluição das águas. A Romaria também anuncia os projetos alternativos, experiências construídas pelas comunidades que cuidam e usam a água e a terra de forma sustentável e justa.

Povo em missão

No dia 8 de setembro, teve início as missões da XXI Romaria das Águas e da Terra, na Paróquia São Francisco, em Lagoa da Prata. Após a missa presidida pelo bispo Dom José Aristeu, no dia 9, 50 missionários foram enviados para 1 semana de missões em preparação à Romaria. As missões estão acontecendo em 11 comunidades da Paróquia São Francisco e contam com a participação de agentes de pastorais e organizações sociais, da Comissão Pastoral da Terra, da Cáritas Regional Minas, entre outros.

Acompanhe AQUI as missões e as ações da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.

Bendito o povo que marcha

As Romarias das Águas e da Terra são manifestações religiosas em que fé e vida se mesclam e os clamores dos povos do campo e da cidade se fazem ouvir. Buscando por meio da fé, a transformação e a construção de uma sociedade justa e fraterna. As Romarias são momentos privilegiados de denunciar os problemas, de celebrar a vida e de organizar o povo e as lutas.

A XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais é promovida pela Comissão Pastoral da Terra regional Minas, pela Cáritas Regional Minas Gerais e pela Diocese de Luz.

Com informações do site XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.